São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de Tóquio cai 2,2% e chega ao seu nível mais baixo este ano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Bolsa de Valores de Tóquio (Japão) registrou ontem queda de 2,2%, refletindo o pessimismo do mercado em relação à economia do país.
O índice Nikkei, que reúne as 225 principais ações negociadas em Tóquio, perdeu 344,75 pontos e fechou a 15.082,52, o nível mais baixo no ano.
Durante o pregão, o Nikkei chegou a 14.966,13 pontos, o nível mais baixo desde 5 de julho de 1995.
A tensão no mercado financeiro teve repercussão sobre as ações dos setores de seguros e de alta tecnologia.
Investidores não se animaram com as novas medidas anunciadas ontem pelo governo japonês para deter a queda de sua economia. Outras medidas deverão ser divulgadas na próxima semana.
Ontem, a Agência de Planejamento Econômico afirmou em um informe oficial que a economia estava estagnada e que havia diminuído a confiança do setor empresarial em relação ao futuro do país.
Segundo o informe, a produção industrial é insuficiente, as condições de emprego não melhoraram e a entrada de capitais havia diminuído.
Akira Furukawa, um dos diretores da agência, negou, no entanto, que o Japão estivesse enfrentando uma recessão.
Nova York
As bolsas de países do Sudeste Asiático voltaram a apresentar ontem uma pequena melhora em relação às significativas perdas registradas nas últimas semanas.
A reação mais importante ocorreu em Hong Kong. O índice Hang Seng fechou com 9.957,33 pontos, 236,55 a mais que no dia anterior, o que representou alta de 2,43%.
A melhora das bolsas asiáticas, em especial a de Hong Kong, repercutiu positivamente na Bolsa de Valores de Londres, que fechou com alta de 0,65%.
A recuperação na abertura do pregão em Nova York também contribuiu para tranquilizar o mercado londrino.
Em Nova York, o índice Dow Jones subiu ontem 84,72 pontos e fechou com 7.572,48 pontos, o que representou alta de 1,13%.
A alta foi motivada pelo otimismo do mercado em relação ao baixo nível de inflação no país.

Texto Anterior: Bolsa oscila muito e cai 1,14% na semana
Próximo Texto: Juro alto e pacote fiscal levam o varejo a adiar compra para o Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.