São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
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Juro alto e pacote fiscal levam o varejo a adiar compra para o Natal

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A alta dos juros e o pacote fiscal levaram os lojistas a postergar um pouco mais a compra da indústria que estava programada para a primeira quinzena deste mês.
Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP) mostra que 40% dos lojistas da região metropolitana de São Paulo não compraram para o Natal.
Outro grupo, formado por 28% dos lojistas, está decidido a não adquirir mercadorias para o final do ano, pois os estoques são suficientes para vender até dezembro.
Pelo levantamento da federação, 32% dos lojistas já efetuaram suas compras. "Mas é fato que a alta dos juros e o pacote fizeram boa parte do comércio adiar as compras", diz Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da FCESP.
O Magazine Luiza, rede com 88 pontos-de-venda, decidiu aguardar mais alguns dias para fechar negócio com os fornecedores.
Tradicionalmente, conta Eldo Moreno, diretor, as compras para o Natal são efetuadas em outubro. Neste ano, elas estão atrasadas por causa da incerteza sobre o comportamento do consumidor e da indefinição de uma taxa de juros.
A Lojas Cem, rede com 72 lojas, também não fechou negócios para o final do ano. "Vamos aguardar a última semana deste mês para ver se o consumo reage", diz Natale Dalla Vecchia, diretor.
Indicadores de vendas das duas primeiras semanas deste mês não são animadores. Levantamento da Associação Comercial de São Paulo mostra que tanto a venda a prazo como à vista estão em queda desde o aumento dos juros.
Esses números, na análise de Emílio Alfieri, economista da associação, deveriam estar mostrando aumento de 5%, pois, nesta época, normalmente, o consumidor já começa a gastar mais já por conta do 13º salário.
A FCESP estima que o faturamento das lojas em dezembro deverá ser 13% menor do que o de igual período de 1996.

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