São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia comemora Zumbi

O dia 20 foi escolhido como o Dia Nacional da Consciência Negra porque, nesse dia, no ano de 1695, um homem negro chamado Zumbi foi morto lutando pela liberdade dos negros no Brasil.
Zumbi era o líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade criada pelos escravos negros que fugiam de seus senhores para viverem em liberdade.
"Zumbi era um herói libertário que não aceitava a escravidão", conta Dulce Pereira, presidente da Fundação Palmares, com sede em Brasília.
Zumbi nasceu no Quilombo dos Palmares, mas foi capturado ainda recém-nascido e entregue a um padre. Aos 15 anos, ele voltou a Palmares e, mais tarde, se tornou o líder da comunidade.
Na época da escravidão, existiam outros quilombos. Os maiores ficavam no Nordeste, como o Palmares, localizado em Pernambuco.
O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais importante deles. Chegou a ter mais de 50 mil habitantes e resistiu durante cem anos, enfrentando perseguições de holandeses, franceses e portugueses.
Em 1995, depois de 300 anos de sua morte, Zumbi foi reconhecido como herói nacional. "Lembrar a morte de Zumbi é uma forma de recuperar a história de Palmares", diz Dulce.

Texto Anterior: Cor da pele não é um problema
Próximo Texto: Maluquinho ataca na tela outra vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.