São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Butler teme 'ações ilegais' com saída de inspetores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Richard Butler, chefe da Unscom, a comissão especial da ONU para o desarmamento do Iraque, afirmou ontem que teme que a ausência de seus inspetores no país permita o desenvolvimento de atividades "ilegais" por parte do governo de Saddam Hussein.
Ele disse também que os vôos de reconhecimento dos aviões U-2 -pertencentes ao governo americano, mas emprestados à ONU- sobre o Iraque são "mais necessários do que nunca".
"Agora, não podemos ver exatamente o que está acontecendo", disse Butler, que ordenou anteontem a saída dos inspetores da Unscom do Iraque, em reação à decisão de Saddam de expulsar os norte-americanos da comissão.
Butler também disse que os inspetores da Unscom terão que regressar "de uma maneira ou de outra, o mais rápido possível". Para ele, uma solução diplomática "será muito difícil".

Texto Anterior: Iraque pede 'diálogo sério' com ONU
Próximo Texto: Congresso suspende o pagamento para a ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.