São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o sínodo

DA REPORTAGEM LOCAL

O sínodo dos bispos foi criado por Paulo 6º atendendo sugestão do Concílio Vaticano 2º, em 1965. Sua função é basicamente consultiva e não decisória.
Ao criá-lo, o papa definiu seus objetivos gerais: 1) fomentar a íntima união e a colaboração entre o papa e os bispos de todo o mundo; 2) procurar o conhecimento direto e real das questões e das circunstâncias da vida interna da igreja e sua ação no mundo; 3) promover o consenso, pelo menos em relação aos pontos fundamentais da doutrina e quanto ao procedimento a respeito da vida da igreja.
Como objetivos específicos, o papa definiu: intercâmbio de informações e oferecer contribuições nas questões para as quais o sínodo seja convocado.
A palavra sínodo é a composição de duas palavras gregas que significam "juntos" e "caminho".
Até o ano 2000, o Vaticano pretende realizar mais três sínodos, o da Ásia, o da Oceania e o da Europa. Todos ainda sem data definida. O sínodo da África foi realizado em 1994.
Consultada em 1995, a CNBB sugeriu três temas para o sínodo: "Nova Evangelização e Solidariedade: Sociedade Justa e Fraterna - Sinal do Reino", "A Igreja a Serviço da Vida e da Família" e "Igreja Evangelizadora e Ministerial".

Texto Anterior: Igreja quer 'ética' no Mercosul e na Alca
Próximo Texto: 'Progressistas' dominam comitiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.