São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem ajuda, chance chega a 15%

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Parar de fumar não é, definitivamente, uma das tarefas mais fáceis de serem realizadas. A chance de sucesso em uma única tentativa -sem a ajuda de um especialista ou de qualquer medicamento- está ao redor de 5%.
Com o auxílio de adesivos de nicotina e um trabalho de apoio estruturado, a chance de sucesso em uma única tentativa sobe para cerca de 15%. Mesmo assim, esse número é muito baixo. Significa que, de cada cem pessoas que tentam parar de fumar -com a ajuda de programas especiais e adesivos-, apenas 15 vão conseguir ficar livres do cigarro.
Esse número cresce à medida que aumentam as tentativas de para de fumar. Das pessoas que tentam sozinhas, depois de várias "paradas", 15% alcançam o sucesso. Com médico e adesivos, em múltiplas tentativas, a taxa de sucesso pula para 30%.
Segundo Montezuma Pimenta Ferreira, isso acontece porque a pessoa faz aprendizados a cada tentativa e entende por que "falhou" na vez anterior.
Estudos mostram que, em média, a pessoa que alcança sucesso necessita de três tentativas para parar de fumar.
Ferreira também diz que, em geral, apesar dos índices de sucesso mais baixos, as pessoas optam por tentar parar de fumar por conta própria. Elas não têm muita disposição para se engajarem nos programas de monitoração propostos pelos médicos e centros de desintoxicação de nicotina.
(JB)

Texto Anterior: Saiba como parar de fumar
Próximo Texto: Esforço ainda é melhor remédio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.