São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Políticos defendem conselhos

DA REPORTAGEM LOCAL

As regionais precisam se aproximar da população que atendem, acreditam políticos que apostam nas subprefeituras (leia texto na página ao lado) como forma de estreitar esses laços e aumentar a fiscalização sobre a ação delas.
"Os conselhos de representantes, já previstos em lei, são uma forma de aproximar o cidadão comum e as entidades organizadas da administração", acredita Francisco Whitaker, ex-vereador pelo PT e atual integrante de um grupo que se propõe a acompanhar de forma crítica a Câmara paulistana.
Ele propõe que, por eleição direta com a participação da Justiça eleitoral, sejam escolhidos conselheiros entre os membros da comunidade. O grupo de representantes deveria colaborar na feitura e fiscalização dos orçamentos regionais, que seriam centralizados pela prefeitura.
Segundo a vereadora Aldaíza Sposati, os vereadores costumam se opor a essa idéia por temerem que os conselheiros se transformem em potenciais candidatos a vereador. "Eles têm medo que isso lhes tire o pão da boca", afirma.
O vereador Nelo Rodolfo defende maior participação da comunidade na atual estrutura das regionais. Ele acredita que "o administrador regional deve ser indicado não só pelo vereador, mas por todos os setores organizados".
"Associações comunitárias e entidades como Rotary e Lions devem se aproximar da regional. O administrador precisa ser conhecido e ter vínculo com a região."

Texto Anterior: Vereadores definem nomeações
Próximo Texto: Hospital fecha rua na Mooca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.