São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prosposta da Receita data do ano passado

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Proposta da Receita data do ano passado
A idéia de tributar heranças e doações está na mesa do secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, desde meados de 1996.
A medida deveria ter entrado em vigor neste ano, mas acabou atropelada pelo próprio projeto de lei do Imposto de Renda, encaminhado no final do ano passado ao Congresso, e voltou à discussão técnica nos últimos meses.
Além de trazer possível aumento de arrecadação, a tributação de heranças e doações dá outro tom às medidas divulgadas ontem.
Significa um peso maior do fisco sobre os contribuintes que tenham uma cota de patrimônio a receber -que certamente se somará às propriedades que já possuam.
Esse tom pode amenizar as críticas que as alterações tributárias receberam durante a semana, de que pesariam fortemente sobre os contribuintes com menor renda.
Também está em sintonia com o recuo do governo ao eliminar tetos para deduções de gastos na declaração de ajuste do IR.
Paralelamente, o projeto sobre a tributação de grandes fortunas continua parado no Congresso há oito anos. O texto havia sido encaminhado pelo então senador Fernando Henrique Cardoso.

Texto Anterior: Veja o que muda com a MP
Próximo Texto: Trocando presentes; Momento de decisão; Menos juro, mais imposto; Retendo água; Sem fundo; Aposta a favor; Taxa de ocasião; Reveillon no exterior; Esconde-esconde; Energia renovável; Contra a parede; Novo pedágio; Na veia; Mais munição; Cortando salários; No limite; Recordar é viver; Tempo de validade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.