São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCU planeja auditoria na saúde

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TCU (Tribunal de Contas da União) vai realizar uma auditoria nacional sobre os gastos da saúde em todos os níveis (municipal, estadual e federal).
Segundo o ministro Humberto Souto, "o TCU não pode ficar de braços cruzados quando o próprio presidente da República faz uma denúncia dizendo que a Saúde não gasta pouco, mas gasta mal".
O tribunal está nomeando uma comissão para fazer um diagnóstico da situação da área da saúde no país.
"Vamos ver quais são os gastos, onde está o gargalo, se há fraudes, desperdícios, incompetência, corrupção. Vamos ver o que o TCU pode detectar e oferecer uma visão ampla e panorâmica com recomendações do que pode ser feito", diz Souto.
Para a auditoria, poderão ser requisitados funcionários de outros órgãos. A comissão não tem prazo para encerrar os trabalhos.
Para o ministro Souto, autor da idéia da auditoria, é preciso identificar "quem é o vilão de tudo isso" e ter um diagnóstico definitivo do problema.
"Os hospitais dizem que recebem mal, a população reclama que é mal atendida. Todo mundo quer atendimento. Será que é preciso recomendar que pessoas que ganhem até uma determinada faixa social tenham prioridade no atendimento? Se fosse dada prioridade às pessoas pobres, tenho impressão de que daria para dar um bom atendimento", afirma.
(BB)

Texto Anterior: Acaba amanhã prazo para acordo
Próximo Texto: Governo lança manual sobre Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.