São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alfândega; Câmbio; Cartões; Eletricidade; Pesos e medidas; Gorjetas; Carro

Alfândega - Viajantes maiores de 18 anos podem entrar na Austrália com 250 g de tabaco e um litro de bebida alcoólica. O país tem leis rigorosas que proíbem ou limitam a importação de drogas, armas e munição.

Câmbio - Quase todos os bancos trocam moeda estrangeira ou cheques de viagem por cédulas de dólar australiano (A$). No último dia 14, era preciso 1,44 dólar australiano para comprar US$ 1. Os estabelecimentos bancários funcionam de segunda a sexta, das 9h30 às 16h30, às quintas até as 17h.

Cartões - Os cartões de crédito mais aceitos pelos estabelecimentos comerciais australianos são American Express, Bankcard, Carte Blanche, Diners Club, Mastercard e Visa.

Eletricidade - A corrente elétrica na Austrália é alternada de 240 volts a 250 volts. As tomadas mais comuns no país possuem três entradas.

Pesos e medidas - A Austrália adota o sistema métrico decimal, ou seja, mede suas distâncias em quilômetros, o peso em quilos, o volume em litros e a temperatura em graus Celsius.

Gorjetas - Não é hábito dar gorjetas na Austrália. Hotéis e restaurantes não costumam acrescentar taxas de serviço nas contas. Nos restaurantes mais luxuosos, deixe o equivalente a 10% do valor da conta para o garçom.

Carro - É recomendável tirar uma carteira de habilitação internacional antes de dirigir na Austrália. Em geral, as locadoras de automóveis exigem que seus clientes tenham mais de 21 anos. A mão de direção nas vias australianas é pela esquerda.

Texto Anterior: Sydney sucumbe aos arranha-céus
Próximo Texto: País tem vinhos de fazer inveja a muito europeu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.