São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIV em crianças é tema de simpósio

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 30% dos bebês que contraíram o vírus HIV de suas mães apresentam os sintomas da doença precocemente. Por que isso ocorre apenas com esse percentual é o principal tema do 2º Simpósio Internacional sobre Aids Pediátrico.
No encontro (que acontece até amanhã em São Paulo), estão sendo apresentados resultados de pesquisas feitas com crianças com Aids no mundo inteiro. Vários trabalhos tentam explicar o porquê de cerca de 30% desenvolverem a doença no primeiro ano de vida e outros, não.
"A maior parte dos trabalhos é de pesquisa básica, que cada vez mais dá dicas de como combater a doença nas crianças", afirma a infectologista Marinella Della Negra, que organizou o simpósio.
"Hoje, temos muito conhecimento sobre o desenvolvimento do vírus HIV, mas pouco sobre o aspecto imunológico", afirmou a médica Anita de Rossi, da Universidade de Pádova (Itália).
Anita realizou estudos com cerca de cem crianças com HIV e chegou à conclusão de que, sem uso de remédios, 30% desenvolvem a doença. O problema hoje parece ser encontrar maneiras de estimular o sistema imunológico do portador.
"Sabemos muito sobre o vírus e, com as novas drogas, conseguimos combatê-lo. Mas precisamos encontrar formas de fazer o sistema imune reagir", afirma a médica Savita Pahwa, do North Shore Hospital, de Nova York.
(LM)

Texto Anterior: Hospital alerta para 'super-resistência'
Próximo Texto: Nova lei de tóxicos não acaba com polêmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.