São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economista causa polêmica

ANDRÉ LUIZ GHEDINE
DO BANCO DE DADOS

Declarações sobre a política cambial brasileira atribuídas ao economista alemão Rudiger Dornbusch causaram polêmica no Brasil em junho de 1996.
Dornbusch teria afirmado, durante a Conferência Monetária Internacional em Sydney (Austrália), que o real estava sobrevalorizado 40% em relação ao dólar. Ele teria dito que o Brasil podia enfrentar crise semelhante à do México se mantivesse sua política cambial.
O ministro da Fazenda, Pedro Malan, afirmou na ocasião que "as declarações do Rudi que são corretas não são novidade. As que são novidade não são corretas".
Dornbusch disse, sem se referir a qualquer país, que políticas de âncora cambial deviam ser trocadas pelas de âncora fiscal -ou seja, pelo equilíbrio das contas públicas.
Conhecido por ter previsto o colapso da economia mexicana um ano antes, Dornbusch havia recomendado a desvalorização do real em entrevista à Folha em março de 96.
Em artigo publicado na Folha em 3 de agosto deste ano, Dornbusch voltou a defender a desvalorização do real em ao menos 25%.

Texto Anterior: Para banqueiro, país manterá o câmbio
Próximo Texto: Limite no IR atinge o vale-alimentação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.