São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros serão indenizados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco do Brasil (BB) vai pagar indenização a 13 brasileiros que tiveram prejuízos provocados pela ação militar do Iraque no Kuait no início desta década.
Os brasileiros tiveram perdas patrimoniais com a invasão do Kuait pelo Iraque, em 1990. A guerra obrigou muitos brasileiros a abandonar os dois países, deixando seus bens para trás.
No ano seguinte ao da invasão, iniciou-se a Guerra do Golfo, que terminou com a derrota do Iraque.
Cada um receberá inicialmente US$ 2.500. O restante será pago à medida que a Comissão de Compensações da Organização das Nações Unidas definir os valores devidos.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil não divulgou a lista das pessoas que serão indenizadas. Os interessados terão de procurar a Divisão do Oriente Próximo para saber se têm direito às indenizações.
A reclamação pela reparação desses danos foi possível até 94, quando a ONU se dispôs a pagar os prejuízos. As pessoas tiveram que comprovar que sofreram perdas porque foram obrigadas a abandonar um dos dois países.
Os 13 brasileiros receberão comunicação do BB e do ministério. As pessoas residentes no Brasil poderão sacar os US$ 2.500 nas agências do banco.
Novas indenizações só serão liberadas quando a ONU tiver recursos disponíveis. Essa é a segunda remessa de indenizações para brasileiros.

Texto Anterior: EUA acenam com proposta para Saddam
Próximo Texto: Cresce pressão para afastar Tchubais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.