São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce pressão para afastar Tchubais

Parlamento pode rejeitar Orçamento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os neocomunistas da Rússia, que têm maioria na Duma (câmara baixa do Parlamento), ameaçam não aprovar a proposta orçamentária do presidente Boris Ieltsin para 1998. Eles condicionam a aprovação ao afastamento do vice-premiê Anatoli Tchubais.
Tchubais, maior responsável pelas reformas econômicas do país, está envolvido em um escândalo. Ele admitiu ter recebido um adiantamento no valor de US$ 90 mil para escrever um livro sobre privatização das estatais russas. Suspeita-se que seja suborno.
Três funcionários envolvidos no caso foram demitidos. Mas Ieltsin manteve Tchubais. "O presidente deve aceitar a renúncia de Tchubais", disse ontem o líder neocomunista Gennadi Ziuganov.
O projeto do Orçamento deveria ser votado amanhã, quando seria aprovado facilmente. O veto da Duma poderá ser um golpe no esforça para recuperar a economia.
Se quiser mesmo manter Tchubais, Ieltsin terá de atender outras exigências da oposição para o Orçamento, como o aumento da verba destinada a projetos sociais.

Texto Anterior: Brasileiros serão indenizados
Próximo Texto: Alemães agora apóiam o euro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.