São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Japão anuncia pacote anti-recessivo

DA REDAÇÃO

O governo japonês anunciou ontem um pacote de 120 itens para tentar estimular a economia do país, em recessão há sete meses. A iniciativa segue-se à divulgação, na véspera, de proposta para sanear o sistema bancário japonês. Nos dois casos haveria injeção de dinheiro público, embora o valor ainda não esteja definido.
O pacote -que consolida medidas anunciadas no último mês e não especifica a ordem de grandeza dos incentivos fiscais- não chegou a entusiasmar os mercados acionários. A Bolsa de Tóquio registrou alta de 2,7%, após o salto de quase 8% do dia anterior, e não influenciou as principais Bolsas.
O contraponto asiático à iniciativa do governo japonês é o agravamento da situação da Coréia do Sul, que vem enfrentando ataques especulativos à sua moeda. O governo do país estuda a possibilidade de recorrer ao Fundo Monetário Internacional para contornar a crise, aceitando em consequência a implementação do receituário ortodoxo para colocar a economia nos eixos.
O banco central do Japão afastou a possibilidade de ajudar diretamente a Coréia com um empréstimo, como chegou a ser sugerido pelo país asiático. Qualquer eventual auxílio será concedido via FMI, segundo o governo japonês.

LEIA MAIS sobre Bolsas de Valores na pág. 2-8

Próximo Texto: Medidas pretendem recuperar economia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.