São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
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Redes têm prejuízo ou lucro menor até setembro

Inadimplência é alta

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria das grandes redes de lojas encerrou o terceiro trimestre do ano com prejuízo ou com lucro até 60% menor do que o de 1996. A inadimplência é apontada como a grande culpada do mau resultado.
A Arapuã, rede com 263 lojas, por exemplo, registrou prejuízo de R$ 97,4 milhões de janeiro a setembro deste ano. Em igual período do ano passado havia acumulado lucro de R$ 76,8 milhões.
A rede, que faturou R$ 2,24 bilhões em 1996, atribui o prejuízo ao calote dos clientes que compraram a prazo especialmente no final do ano passado. A inadimplência chegou a representar 6,5% da venda financiada. Hoje participa com 3% a 4%.
A Arapuã também está faturando menos. De janeiro a setembro, a receita líquida da empresa somou R$ 1,02 bilhão, 16% a menos do que em igual período de 1996.
A rede atribui essa queda à estratégia de selecionar a clientela. A venda a prazo, que chegou a representar 76% do faturamento da Arapuã em 1996, caiu para 50% no terceiro trimestre deste ano.
A Casas Bahia, que tem 251 lojas, já é exemplo de empresa que viu o lucro cair pela metade. De janeiro a setembro, o lucro da rede somou R$ 20 milhões. Em igual período do ano passado, esse número bateu em R$ 40 milhões. O faturamento da rede -de R$ 1,77 bilhão até setembro- representou queda de 10% sobre o valor de 1996.
O Ponto Frio, rede com 223 lojas, já viu o lucro da empresa diminuir 60% de janeiro a setembro na comparação com igual período de 1996 -de R$ 78,7 milhões para R$ 31,5 milhões. O faturamento caiu 4,5% -de R$ 1,16 bilhão para R$ 1,11 bilhão no período.

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