São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Verve

LÚCIO RIBEIRO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Sua lista dos melhores de 1997 está salva. Acaba de sair no Brasil o CD "Urban Hymns", obra pop da banda inglesa The Verve, um dos álbuns mais badalados da Inglaterra dos últimos tempos.
E por que a ausência do CD do Verve é considerada rombo irreparável em qualquer relação dos principais discos deste ano?
Por causa da volta à cena inglesa da figura esquálida de seu vocalista, compositor e guitarrista, o outrora e, agora, atual darling do britpop, Richard Ashcroft.
E principalmente pelo estrago causado por duas canções do rapaz, as belas "Bitter Sweet Symphony" e "The Drugs Don't Work", singles que deixaram marcas nas paradas e desencadearam um derramamento de lágrimas de escala absurda nos ingleses.
O Verve representa o lado triste, melancólico do desencanado e muitas vezes festivo britpop.
A banda não é nova. Formada em 1989, arregimentou um bando de fãs no underground inglês até 95, quando implodiu, depois que um avassalador problema com drogas derrubou Ashcroft.
Mas 97 é o ano da grande volta do Verve, a banda que as bandas adoram falar que gostam. Até poucos anos atrás, o Oasis era o grupo de abertura dos shows do Verve. Noel Gallagher não pronuncia três frases sem citar a banda de Ashcroft, que também é o preferido de Thom Yorke, do Radiohead.
"Urban Hymns" foi lançado no fim de setembro na Inglaterra e só agora abandonou o número 1 das paradas. O próximo single do disco, "Lucky Man", em duas versões, está sendo ansiosamente aguardado para o próximo dia 24.
No momento, o Verve faz uma elogiada turnê pelos EUA, que começou dia 1º, em Atlanta. No próximo ano, todas as datas dos shows da banda na Inglaterra em janeiro estão com os ingressos esgotados.
Enfim, é ouvir o disco do Verve e constatar: na lista dos dez melhores CDs de 1997, é "Urban Hymns" e mais nove.

Disco: Urban Hymns
Banda: The Verve
Lançamento: Virgin
Quanto: R$ 18, em média

Os singles "Bitter Sweet Symphony" e "The Drugs Don't Work" podem ser encontrados/encomendados nas lojas London Calling (tel. 011/223-5300) e Sweet Jane (tel. 011/288-4847)

LEIA MAIS sobre o Verve, incluindo entrevista com Ashcroft, à pág. 4-3

Próximo Texto: CD vai do sublime ao mais sublime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.