São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Gayotto busca o ritmo brasileiro de "Hamlet"

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Lucia Helena Gayotto, no livro "Voz, Partitura da Ação" (Summus), que será lançando hoje na livraria Cultura, busca o que muitos artistas que já passaram por "Hamlet" não acreditam existir.
O ator Walmor Chagas, por exemplo, diz que "Hamlet" no Brasil é uma impossibilidade. Ele fez o papel em 1969 e garante que, sem o verso original, sem ser levado por ele, sua música, o personagem não pode ser interpretado.
Não ganha forma, as suas muitas facetas perdem a unidade e a peça se frustra. E não é um problema a resolver na tradução, diz Chagas, que conheceu muitas e chegou a tentar parte da sua.
Opinião semelhante é a do diretor Ron Daniels, brasileiro que foi por duas décadas da Royal Shakespeare Co., inclusive com três montagens de "Hamlet".
Lucia Helena Gayotto vai contra a corrente para encontrar, não a música original numa peça brasileira, mas o ritmo brasileiro em "Hamlet", ou melhor, no "Ham-let" de José Celso Martinez Corrêa, com Marcelo Drummond no papel do príncipe.
A autora lembra uma velha anotação de inflexões que um "ponto" deixou do "Ricardo 3º" de Edmund Kean, ator shakespeariano do século 19, como imagem de seu próprio trabalho. "É como se eu ficasse 'escondida', ouvindo da caixa do ponto os segredos das interpretações vocais."
A partir daí, da "caixa do ponto" em que esteve durante os ensaios de "Ham-let", ela (com os atores) ergueu a Partitura Vocal, como definiu, da tragédia.
É o desenho de voz, quase individual, que cada ator dá a seu texto -e que ela discerniu durante os ensaios (em que respondeu pela preparação vocal) e sobre o qual construiu seu livro.
Definiu os recursos vocais, pausa, ênfase, cadência. Ergueu para cada um deles uma marcação, também para as subdivisões.
Com tal notação e com o cuidado de não se isolar dos demais elementos da encenação -como a construção da stanislavskiana "partitura do papel"-, ela dá exemplos de partituras vocais do Hamlet de Drummond, da Ofélia de Alleyona Cavali etc.
O trabalho é cuidadoso e chega a ser fascinante. Responde muito das questões de Walmor Chagas, Ron Daniels e tantos outros.

Livro: Voz, Partitura da Ação
Autora: Lucia Helena Gayotto
Quanto: R$ 15 Lançamento: hoje, a partir das 19h
Onde: livraria Cultura (Conjunto Nacional, av. Paulista, 2.073, tel. 285-4033)

Texto Anterior: Jovens artistas ganham mostra no Centro Cultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.