São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo 'Cakewalk' faz som profissional

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça os bateristas que chegam atrasados, os baixistas que bebem além da conta e os guitarristas que querem dominar a música. Com o CD-ROM "Cakewalk 6.0", você é músico, maestro e técnico de estúdio de suas idéias musicais.
Concebido como um estúdio caseiro, o produto vai muito além. Basicamente, ele executa duas funções: grava e toca música.
Se você não tem nenhum conhecimento de teoria musical, pode entrar na brincadeira pegando as músicas que vêm no CD. Remixe-as, mude os arranjos, troque os instrumentos. É fácil e intuitivo.
Para aqueles com algum domínio sobre notas, claves e acidentes, a brincadeira fica bem mais séria.
O "Cakewalk" (R$ 139) possui ferramentas para mudar o andamento da música, colocar adereços nas notas, fazer o som transitar entre os dois canais, acrescentar efeitos e mudar o tom.
O programa apresenta a música em quatro tipos de tela.
Os iniciados acompanham o desenrolar da melodia pela partitura. Os demais podem escolher a Track View -que indica o nome e a entrada em ação dos instrumentos-, a Piano Roll View -que simula o cilindro de piano automático- ou a Audio View -que exibe as ondas sonoras.
Funcionamento
Um ponto que pode tornar o "Cakewalk" atraente para iniciantes é o fato de o CD não exigir um teclado com interface Midi (sigla em inglês para Musical Instrument Digital Interface), embora esse recurso seja recomendável.
O produto vem com um piano digital. Para usá-lo, você precisa ser mais talentoso como datilógrafo do que como pianista.
Então, com uma melodia na cabeça e um mouse na mão, você pode começar sua própria composição clicando sobre a partitura. O produto indica o som da nota.
Depois de registrar a melodia, você pode experimentar a sequência de acordes que vai servir de fundo para ela. Selecione os instrumentos, insira a bateria.
Por fim, com o auxílio de um cabo vendido à parte (R$ 69) e plugado a um microfone, coloque a voz.
O produto permite ainda colocar a letra da música na partitura, que pode ser impressa. O resultado é limpo, bonito e, dependendo do seu talento, profissional.

Onde encontrar: MSD Multimídia, tel. (011) 820-5160

Texto Anterior: Crie multimídia para a rede com "Flash2"
Próximo Texto: Opcionais ampliam uso do soft
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.