São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
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DA REPORTAGEM LOCAL

O grande problema que o criador de animações para a Internet enfrenta é a falta de controle sobre a criatura.
Quem pode saber quais serão o programa de navegador, o sistema operacional e o computador que estarão visitando a página?
Máquinas Unix, por exemplo, não vão enxergar as mesmas letras que um PC com "Windows", ou que um micro Macintosh.
Além disso, embora o "HTML", idioma da Internet, seja universal, já ganhou um volume tal de extensões que ninguém pode garantir o que será visto do outro lado do servidor.
Microsoft e Netscape, produtoras dos navegadores mais populares da rede, criaram variantes do "HTML" e de "Java" tão especiais para as recentes versões 4 de seus navegadores, que hoje os criadores têm de decidir se projetam sites para "Internet Explorer" ou para "Netscape Navigator".
E tudo é muito novo. Recursos multimídia de verdade, como suporte a músicas de fundo, animações, vídeos e ambientes 3D, vieram com as versões 3 dos navegadores, para funcionar em máquinas da era Pentium, no caso dos PCs.
Uma enxurrada de programas adicionais (plug-ins e add-ons) foram criados para auxiliar os navegadores a entender movimentos.
Ainda assim, antes de escolher a tecnologia da animação, é bom considerar o universo de pessoas que poderão ter acesso a ela.

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