São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Onde pendurar suas home pages de graça

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos EUA, os mais famosos são o Geocities (www.geocities.com) e o Tripod (www.tripod.com). Nesses dois sites, é possível aprender a fazer sua página pessoal.
No Brasil, se você for assinante de algum provedor, cheque com ele se dá direito a pendurar sua home page gratuitamente.
A maioria limita o tamanho ocupado pelo arquivo que contém suas páginas. O que quer dizer que se elas estiverem muito carregadas de imagens, o número de páginas aceitas vai ser menor. A não ser que pague pelo serviço.
Entre os provedores de acesso no país que dão espaço de graça a seus assinantes, está o Universo Online -empresa dos grupos Folha e Abril- (www.uol.com.br). Nesse site, o assinante também recebe dicas de como fazer sua home page e como pendurá-la. O limite é 512 Kbytes.
Esse espaço é suficiente para colocar pelo menos dez páginas com até duas fotos em cada uma. Desde, claro, que as imagens tenham extensão .gif.
As fotos com terminação .gif podem ter no máximo 256 cores. Uma dica para diminuir o tamanho das cores é usar programas de tratamento de imagens.
O mais popular, e que tem versão de demonstração, é o "Paint Shop Pro". Ele permite contar as cores de uma imagem e diminuí-las.
Quem quiser testar o produto pode pegá-lo no site da empresa www.jasc.com ou no www. tucows.com.
Sons
Colocar arquivos de som na sua home page também a deixa incrementada. Mas é preciso tomar cuidado com o tamanho que os arquivos ocupam.
Isso vale para quem pretende pôr sons como o latido de seu cachorro ou o primeiro balbucio de seu bebê. Esse tipo de arquivo ao ser gravado em uma fita e digitalizado vira arquivo com extensão .wav.
Para colocar uma música instrumental, existe a opção de gravá-la com a extensão .midi.
Os programas mais simples para criação de sites são o "Publisher" (tel. 011 822-5764) e o "WebPublisher" (tel. 011 5506-1700).
(MZ)

Texto Anterior: Tecnologia leva movimento à Internet
Próximo Texto: Imagem pode não ser vista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.