São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo liga acidentes na França à falta de sono

MARIANE COMPARATO
DE PARIS

Cerca de 30% dos acidentes mortais nas estradas francesas ocorrem devido ao cansaço dos motoristas.
Durante um ano, a Assecar (Associação de Segurança nas Estradas), em conjunto com a Clínica do Sono de Bordeaux (sudoeste da França), analisou 250 acidentes com 300 vítimas fatais. A clínica apurou que metade dos motoristas franceses dorme pouco antes de pegar um longo trajeto de estrada e que 10% passam a noite em claro.
"Quase a metade deles quer evitar engarrafamentos. Os outros dormem pouco por medo do trajeto e o resto não quer perder um dia de estadia", afirmou à Folha o médico responsável pelo estudo, Pierre Philippe. A população mais exposta aos acidentes ligados ao adormecimento no trânsito está na faixa de 18 a 25 anos de idade.
Jacques Boussuges, do departamento de segurança do Assecar, afirmou que os horários em que as pessoas adormecem mais facilmente é durante a noite e no começo da tarde, logo após o almoço.
O sono reduz o campo visual e degrada os reflexos -a pessoa passa a reagir após um segundo, em vez de um quarto de segundo-, causa confusão da memória e da avaliação dos perigos.

Texto Anterior: Diana faria filme com Costner
Próximo Texto: Brasil deu visto a 8 nazistas procurados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.