São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras ficam para outro verão

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As principais obras do Estado e da prefeitura de combate às enchentes na Grande São Paulo ficaram para outros verões. Nas palavras do superintendente do Daee, José Bernardo Ortiz, os problemas não serão eliminados "nem para esse verão nem para o outro. Só vai eliminar lá para adiante".
Na prefeitura, o problema é de caixa. Alegando falta de verba para tocar as grandes obras em andamento de combate a enchentes e deslizamentos, a Secretaria de Vias Públicas adiou a retomada dos trabalhos para fevereiro de 98.
Segundo o relatório de execução orçamentária divulgado pela prefeitura, estão em marcha lenta ou parados os serviços de conservação e limpeza de galerias, canais e córregos, conservação e limpeza de bueiros, construção de pequenas galerias, construção de muros de arrimo e manutenção de córregos canalizados.
Desses serviços, o que recebeu mais verba neste ano foi a conservação e limpeza de bueiros, com R$ 10,1 milhões destinados até 22 de outubro. O número, no entanto, representa 35,23% dos R$ 28,7 milhões previstos para esse tipo de manutenção ao longo do ano.
No Estado, o problema é de atraso nas obras. Segundo Ortiz, do Daee, há hoje verbas destinadas para cinco grandes frentes de trabalho, mas o atraso no início dos processos de licitação faz com que, hoje, apenas o desassoreamento do rio Tietê e parte da obra de canalização do rio Cabuçu de Cima estejam em andamento.
O desassoreamento não é considerada uma obra, mas sim um serviço de manutenção, cujo efeito é revertido ao longo do tempo, pela ação do rio. Já a canalização do rio só deve ser concluída em 18 meses, segundo Ortiz.
Assim, na melhor das hipóteses, o aprofundamento da calha, considerado imprescindível para a eliminação das enchentes do Tietê, só será concluído na metade de 1999.
Já as barragens de Paraitinga e Biritiba ainda estão em processo de licitação, e não têm previsão para o início dos trabalhos.
(RV)

Texto Anterior: Boa vontade substitui obra antienchente
Próximo Texto: Trem de carga descarrila em linha já afetada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.