São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iranianos foram à Copa de 78

SÉRGIO TEIXEIRA JR.
DA REPORTAGEM LOCAL E DA

s agências internacionais
Irã e Austrália foram apenas uma vez para a Copa do Mundo. Os iranianos disputaram o Mundial de 1978 (na Argentina), e os australianos, o de 74 (Alemanha).
O Irã foi o quarto país das eliminatórias asiáticas. Na fase final, havia dois grupos de cinco. Os vencedores (Coréia do Sul e Arábia Saudita) garantiram a vaga.
Japoneses e iranianos, que ficaram em segundo, se enfrentaram no fim-de-semana passado. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, o Japão venceu com um gol no penúltimo minuto da prorrogação.
A Austrália venceu o grupo da Oceania e teve de esperar a definição do adversário da repescagem. Os jogos são amanhã e dia 29.
A delegação australiana reclamou de tudo nesses dias que antecedem a partida decisiva.
O presidente da federação da Austrália, David Hill, disse que Teerã era "o pior lugar do mundo para ir em cima da hora" e que a equipe levaria água e comida de casa, por medo de contaminação.
As autoridades iranianas responderam dizendo se tratar de uma "campanha de desinformação". Para o técnico Badu Vieira, as declarações do dirigente "refletem sua ignorância".
Ontem, foi a vez de Terry Venables, o treinador australiano, entrar na guerra verbal. Ele acusou a Fifa, entidade que comanda o futebol mundial, de beneficiar os iranianos ao anular os cartões amarelos que quatro jogadores levaram no jogo contra o Japão.
(STJr.)

Texto Anterior: Brasileiro errante quer milagre pelo Irã
Próximo Texto: O futebol e a violência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.