São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pirelli se rende ao masculino

JOYCE PASCOWITCH
COLUNISTA DA FOLHA

Os borracheiros não sabem o que vão perder durante todo o ano de 1998: o calendário da Pirelli, infelizmente, não foi feito para enfeitar seus locais de trabalho. Com tiragem de 40 mil exemplares, será distribuído mundo afora para clientes e colecionadores de fino trato. Isso depois de ter sido lançado semana passada em Londres, com uma "big" festa no Museu de História Natural, abençoada por um enorme esqueleto de dinossauro que pairava no ar.
A festa, que acontece todos os anos em novembro e sempre na Inglaterra, tinha, como das outras vezes, causa nobre: o fotógrafo escolhido deste ano, Bruce Weber, bem que merecia, e não apenas por ter inserido pela primeira vez na história, homens junto com as beldades de sempre.
Bruce Weber tem um currículo que por si só já justificava a festa: é aclamado como fotógrafo e como cineasta; seu "Let's Get Lost", duas horas com Chet Baker, é um cult. Como fotógrafo de moda, fez campanhas memoráveis, principalmente as de Calvin Klein. Dessa vez, teve ajuda especial de seu eterno companheiro de trabalho, o diretor de arte Sam Shahid.
O resultado, como sempre, tudo muito belo, muito saúde: na capa, a top Tanga, 19 anos, atual musa de Ralph Lauren. Dentro, Stella Tennant, a mais aristocrática das modelos internacionais, divide a cena com um gorila. Aliás, elefantes, cachorros e ursos de pelúcia também funcionam nas fotos como coadjuvantes das garotas de cada mês.
O projeto, batizado de "Mulher Para Quem os Homens Vivem, Homens Para Quem as Mulheres Vivem", traz também como "stars" Patricia Arquette fazendo um "barbecue" no jardim, Shalom Harlow com cara de recém-acordada, Milla Jovovich pintando a casa pelada, é claro, e Daryl Hannah coberta por cães tipo labrador. A única negra é a top Kiara, no mar, com uma criancinha -mais politicamente correto, impossível.
Como contraponto, rapazes, todos com muito mais personalidade do que as meninas, como os atores Dermot Mulroney, Ewan McGregor, de "Trainspotting", e John Malkovich. Artistas plásticos como o modernésimo Francesco Clemente, o músico Bono, do U2, B.B. King e Sonny Rollins.
A 25ª edição do calendário Pirelli foi clicada na Flórida, no quesito feminino, e também no estúdio que Bruce Weber tem, em Miami, tudo em homenagem ao ator Robert Mitchum, que foi fotografado em agosto, pouco antes de morrer.
Para ser disputado e guardado.

A colunista Joyce Pascowitch viajou a Londres a convite da Pirelli.

Texto Anterior: Portinari, Di e Volpi 15% mais baratos
Próximo Texto: Para Barreto, 'é pecado vencer no Brasil'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.