São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
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Chefs criam menus para o Beaujolais

CRISTIANA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cotado como uma das boas safras dos últimos tempos, o vinho Beaujolais Nouveau chega a São Paulo e inspira cardápios especiais nos restaurantes franceses.
Sua chegada ontem à cidade, simultânea a das principais capitais do mundo -sempre na terceira quinta-feira de novembro-, reflete o caráter festivo do vinho, que é, mais do que tudo, um produto de marketing.
"Beaujolais Nouveau é um vinho jovem e de estrutura simples, não é um grande vinho, é a alma do negócio", diz Otávio Piva de Albuquerque, da importadora Expand.
Por suas características polivalentes e sabor frutado, o Beaujolais combina com quase todos os pratos. E os restaurantes aproveitam para mostrar essa versatilidade, além da oportunidade de promover suas criações gastronômicas.
"Como não é um vinho pretensioso, nem encorpado, ele vai bem até com pizza e sanduíche", diz Renata Braunne, chef-consultora do Le Chef, que optou por criar um cardápio com produtos da região de Lyon, ao sudoeste da França, próxima ao distrito de Beaujolais, onde o vinho é produzido.
Quenelles, "saucisson" (salsicha especial da região) e terrinas são algumas opções do menu.
Outro produto típico da região, os escargots, participam dos menus de Patrick Ferry, chef do recém-inaugurado Aquarelle, e dos restaurantes Le Coq Hardy, Roanne e Café Domaine.
Emmanoel Bassoleil, que preparou os pratos do Roanne e Café Domaine, ressalta a polivalência do vinho tinto.
"Escolhi pratos leves e adaptados para o verão, além de oferecer carne, peixe e frutos-do-mar, justamente para mostrar que o Beaujolais vai bem com quase tudo", diz Bassoleil, que acha que o foie gras não vai assim tão bem com o vinho.
Essa, porém, não é a opinião de Demerval Despirite, do Marcel, que oferece pato com foie gras em seu menu. "Fiz um menu da estação que mais se adapta ao vinho e para diminuir o preconceito de que vinho tinto não combina com certos pratos", diz.
Outros restaurantes também entram no marketing do Beaujolais e criaram cardápios para acompanhá-lo, como a Vinheria Percussi (tel. 280-4920) e o La Casserole (tel. 220-6283). Sugestões como faisão, no Forchetta D'oro, e até ossobuco, no Max, se aproveitam do sucesso mercadológico do vinho.
Qualquer que sejam as escolhas gastronômicas para acompanhar o Beaujolais, o que conta mesmo é bebê-lo. Dinho's Place, La Tambouille, Fasano, Gero, Limone, Bar des Arts, Cantaloup, para citar alguns, irão servir o jovem vinho.

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