São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suco substitui vinho nas missas

LUIS HENRIQUE AMARAL
DO ENVIADO ESPECIAL

Em 1974, a Igreja Católica alterou o Código de Direito Canônico para permitir que a eucaristia seja realizada com suco de uva no lugar do tradicional vinho. A eucaristia é um dos sacramentos católicos. Ela acontece durante a celebração da missa. Nela, ocorreria a transformação da hóstia e do vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo.
Para poder celebrar com suco de uva, o padre necessita de uma autorização do Vaticano. Ela é obtida com a comprovação, por atestado médico, de que o religioso não pode beber vinho.
O texto complementar do cânone 924, do código, afirma o seguinte: "A Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé concede, em caso de necessidade, indulto para celebrar missa com mosto, quer dizer, com suco de uvas sem fermentar. Assim faz, por exemplo, no caso de sacerdotes que, por alcoolismo ou outra doença, não possam tomar o vinho".
Os problemas para os padres alcoólatras, que não podem ingerir vinho sob o risco de perderem o controle, começaram com a versão alemã do código canônico. Pela interpretação feita naquele país, a licença do Vaticano não é eterna, mas apenas temporária.
Segundo o padre João, que foi alcoólatra até 1990 e hoje trabalha na periferia de São Paulo, poucos religiosos solicitam a licença do Vaticano. "Eu não tenho essa autorização. Uma vez, inclusive, estava viajando e não tinha o suco de uva. Celebrei com água e todos entenderam", lembra ele.
(LHA)

Texto Anterior: Clínica tenta recuperar padres alcoólatras
Próximo Texto: Guerra leva freira à bebida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.