São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álcool pode piorar desidratação

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Beber uma cervejinha gelada na praia para dar uma "hidratada" no corpo pode não ser a melhor das idéias.
Aliás, o problema não está só na cerveja. Qualquer bebida alcoólica pode acentuar o estado de desidratação provocado pelo calor.
O ideal é que a pessoa que está exposta ao calor primeiro se hidrate adequadamente -tomando água, água-de-coco, sucos naturais ou isotônicos- para, depois, começar a ingerir álcool.
O álcool tem um efeito dilatador sobre os vasos sanguíneos, o que pode acentuar ainda mais uma eventual queda na pressão arterial.
Outro efeito do álcool é que ele inibe a secreção do hormônio antidiurético, o que acaba fazendo com que a pessoa urine mais e, consequentemente, corra mais risco de se desidratar.
Remédios
A combinação entre praia, férias, relaxamento e redução de estresse pode provocar, por si só, uma pequena queda na pressão arterial. O calor pode potencializar ainda mais essa redução.
É por esse motivo que pessoas que têm hipertensão arterial (pressão alta) e que usam remédios durante o ano todo para equilibrar sua pressão podem começar a se sentir um pouco moles e cansadas quando chegam à praia.
Abrão José Cury Júnior recomenda que quem toma remédios para a pressão ou para o coração converse com seu médico antes de ir para a praia.
(JB)

Texto Anterior: Saiba como sobreviver ao calor do verão
Próximo Texto: 'Vítima' do calor sofre de taquicardia e náusea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.