São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o novo vocabulário do emprego

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

O guia para criar emprego proposto pela Comissão Européia, o braço executivo da União Européia, acaba compondo um novo vocabulário, com quatro conceitos chaves:
1. "Espírito empreendedor" - Significa "criar um ambiente em que as empresas possam florescer e os indivíduos sejam encorajados a explorar suas energias criativas e novas idéias, criando empregos".
Na prática, trata-se de reduzir obstáculos, inclusive impostos, para pequenas e médias empresas, em especial no setor de serviços.
2. "Empregabilidade" - Contínua preparação para que o trabalhador mantenha o emprego ou, se o perder, esteja capacitado para logo obter um novo.
As empresas buscam pessoas "com novo e adequado preparo, mas a maioria dos desempregados têm um preparo ultrapassado ou não têm preparo algum".
Mais: 10% dos jovens deixam a escola cedo demais e outros 45% não chegam a completar a educação secundária. Consequência: o desemprego na faixa etária até 25 anos é de 20%, contra a média geral européia de 10,6%.
Soluções: treinamento, reciclagem, aprendizado no emprego, retenção do jovem na escola.
3. "Adaptabilidade" - Antes era flexibilização, termo ainda empregado no Brasil. Significa negociar normas, contratos e organização do trabalho mais flexíveis, "incluindo, quando apropriado, reduções na jornada de trabalho".
"Empregos 'part-time' (meio período) responderam por toda a criação líquida de emprego em 1996 (postos de trabalho criados menos os empregos eliminados no ano), como tem ocorrido todos os anos desde 1992", diz relatório da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais.
4. "Igualdade de oportunidades" - Eliminar a brecha entre homens e mulheres no mercado. O desemprego feminino é de 12,6% (contra 9,7% para os homens), e a participação da mulher na força de trabalho é de 50,2%, 20 pontos inferior à dos homens.
Soluções: políticas que permitam à mulher interromper e retomar a carreira mais facilmente e incentivos para o trabalho em tempo parcial (importantes para as mulheres).
O guia não propõe aumento de despesas com programas de emprego, mas "uma reestruturação do gasto".
(CR)

Texto Anterior: 'Trabalho social' é testado
Próximo Texto: Israel deve romper solidão desafiadora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.