São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação quer centro para adolescentes

DA REPORTAGEM LOCAL

A associação beneficiente dos funcionários da AGF está captando recursos para criar um centro de atendimento e formação para 400 adolescentes.
O terreno para a construção do centro já está sendo comprado com recursos arrecadados em uma grande festa beneficente realizada pela associação.
O objetivo é desenvolver uma série de atividades para alunos de 7 a 14 anos fora do horário normal das aulas.
O projeto irá atuar em diferentes áreas: apoio na formação escolar, cultura, lazer, esportes, informática, higiene, saúde e orientação sexual.
"Também pretendemos evitar que as crianças saiam da escola e vão para as ruas", diz Gisele Veloso Vettorazzo.
Alfabetização de adultos
Durante o desenvolvimento dos programas, a associação, que teve contato direto com as famílias das crianças, chegou a outra descoberta: a maioria das pessoas era analfabeta.
Para reverter a situação, foi construída uma escola de alfabetização noturna para as famílias.
Os recursos para a viabilização da obra foram provenientes de eventos realizados pela associação e do auxílio financeiro da Embaixada da França.
Hoje, há 40 adultos no curso e outros 150 inscritos na fila de espera. "Já estamos criando uma nova sala de aula para atender à demanda", afirma Gisele.
Resultados
Segundo dados da associação, todas essas ações demonstram resultados muito positivos. Os casos de desnutrição grave caíram de 12,2% para 6% desde o início do programa na comunidade atendida. A ocorrência de anemia diminuiu de 17,5% para 9,5% e o retardo neuropsicomotor, de 53,2% para 6,5%.
"Além disso, esse trabalho trouxe uma grande integração entre os funcionários. Uma vez por ano, levamos executivos para passarem o dia na creche e realizarem as reformas necessárias."

Texto Anterior: Grupo mantém creche para 200 crianças
Próximo Texto: Fugas e rebeliões batem recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.