São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997 |
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Passarinho que segue morcego
MARCELO CHERTO Nas pesquisas que o Instituto Franchising faz, tem sido possível constatar um fenômeno interessante: há franqueadores que ainda não perceberam que custa muito mais barato aprender com os erros dos outros. São exclusivistas: fazem questão de cometer seus próprios erros. Um exemplo claro são aqueles que iniciam seu processo de concessão de franquias antes mesmo de ter pelo menos uma unidade própria funcionando há um tempo suficiente para lhes assegurar um mínimo de conhecimento de como as coisas realmente funcionam.Sim, porque o papel aceita tudo. A gente pode elaborar um plano de negócios maravilhoso e fazer simulações baseadas nos mais variados cenários e, ainda assim, ter um monte de surpresas quando implanta o negócio. Não, caro leitor, não estou sugerindo que se deixe de planejar. Acredito que um perigo previsto já está metade evitado. Apenas penso que não basta dar certo no papel. É preciso testar o conceito de negócio na prática, durante algum tempo, antes de se iniciar a venda de franquias. Afinal, franchising é a transferência, pelo franqueador ao franqueado, de toda uma série de conhecimentos acumulados no que tange à implantação, operação e gestão de um negócio. Marca e produto são apenas acessórios, embora haja quem ainda pretenda ver neles a essência da coisa (como se o rabo pudesse abanar o cachorro). E, no entanto, há gente vendendo o que não tem. Conheço masters de franquias estrangeiras que ainda não abriram sua primeira loja e já andam atrás de subfranqueados. Convencidos, quero acreditar, de que os manuais e outros materiais que os gringos lhes entregaram contêm toda a sabedoria de que vão precisar para ter sucesso. Será que não percebem que esta foi uma das causas dos tropeços de algumas das franquias famosas que têm frequentado as manchetes de uns tempos para cá, como exemplos do "fracasso do franchising" (pois sim!) no Brasil? Ainda não sacaram que, como diz meu amigo Sérgio Freixo, passarinho que vai atrás de morcego acaba dormindo de cabeça para baixo? Internet: www.franquia.com.br/cherto/ E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br Texto Anterior: A quem eu devo odiar? Próximo Texto: Ombudsman chega à propaganda Índice |
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