São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
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Ombudsman chega à propaganda

Agência a abrir novo canal de comunicação

DA REPORTAGEM LOCAL

O papel exercido pelo ombudsman nas empresas está ampliando suas dimensões no Brasil e já aporta em agências de propaganda.
A evolução das técnicas para o desenvolvimento das campanhas publicitárias e a crescente preocupação com a manutenção dos clientes estão fazendo com que as agências abram um novo espaço para a comunicação.
Esses foram os tópicos abordados pelo diretor de meios e relações com o mercado da Fischer, Justus Comunicação Total, Claudio Venancio, no evento que faz parte do ciclo "Arena do Marketing", promovido pela Folha, quinzenalmente, às quartas-feiras.
Segundo ele, a Fischer será a primeira agência de propaganda a adotar essa técnica no país.
Diferente dos sistemas aplicados em outras empresas, que atendem ao público consumidor, o ombudsman da Fischer terá a função de ouvir, considerar e estar atento às questões que sejam restritas aos dez clientes que a agência atende.
Essa preocupação com a qualidade e a diversificação dos serviços oferecidos aos clientes tem como base o crescimento efetivo do mercado publicitário.
Venancio conta que o faturamento da área foi de US$ 3,3 bilhões em 91 e alcançou a marca de US$ 10,6 bilhões no ano passado.
Atualmente, o Brasil ocupa a 6ª posição mundial em relação ao investimento em publicidade.
Com vistas a esse patamar, as agências de propaganda estão preocupadas em proporcionar alternativas diversificadas para fazer a ponte entre a empresa e o cliente.
A função do ombudsman estreita as relações e é, ao mesmo tempo, uma maneira para aprimorar os serviços e mensurar o que os clientes necessitam.

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