São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resposta aos leitores

"Chega em boa hora uma seção como 'Estante-Instante'. Gosto muito de ler. Só que sempre tenho a impressão de não assimilar tudo aquilo que o autor quis passar. Principalmente com relação a alguns clássicos, que para mim representam uma leitura difícil.(...)
Peço, por gentileza, a indicação de bons livros didáticos que ajudem uma pessoa que estuda sozinha (sem a ajuda de professores) a ler 'muito bem'. Outras indicações que também seriam de grande valia: os melhores livros de introdução à filosofia, e um livro que ensine a ler poesia."
Pedro Conti (Catanduva, SP)
resposta Você já tem algo que é fundamental para ser um bom leitor: curiosidade crítica e vontade de ler. Agora, para entender um texto, além de ler, é fundamental reler. Não assistimos um filme várias vezes e ouvimos a mesma música até decorar a letra? Os livros também exigem uma segunda leitura.
De qualquer modo, indicarei algumas obras que podem ajudar. No terreno filosófico recomendo "Convite à Filosofia", de Marilena Chauí (Ática, 1994). No campo da poesia, leia "Na Sala de Aula: Caderno de Análise Literária", de Antonio Candido (Ática, série Fundamentos, 1985), e "Versos, Sons, Ritmos", de Norma Goldstein (Ática, série Princípios, 1987).
Voltamos a conversar.

Texto Anterior: Pop nacional, heavy metal, reggae e música para dançar deixam o cardápio de shows da semana bem variado
Próximo Texto: Pensar contra todos os rótulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.