São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pensar contra todos os rótulos

AUGUSTO MASSI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Este é um livro que mantém certa desconfiança com relação a idéia de juventude. Além de fazer perguntas, ele ensina a pensar contra. Trata-se de uma obra que põe em xeque todos os rótulos. A começar pelo próprio livro, que escapa às classificações tradicionais, não é universitário nem jornalístico.
Recusando tanto o discurso do especialista quanto a pseudodemocrática homogeneização da linguagem, Beatriz Sarlo aposta no ensaísmo. Algumas de suas melhores reflexões nascem da forte atração entre texto e tema, fruto de sua capacidade em sempre manter uma relação viva entre conceitos e teorias e observações de ordem pessoal.
O ensaio de abertura "Abundância e Pobreza" é de leitura obrigatória pela inteligência com que discute questões polêmicas e centrais da cultura contemporânea: o surgimento do shopping center, a estética dita jovem, videogames, televisão e "zapping".
"Cenas da Vida Pós-moderna" formula perguntas provocativas, questiona a cultura do consumo, relativiza certos valores ditados pelo mercado e coloca o dedo na ferida: dentro desta nova ordem, qual o lugar da arte? Qual o papel do intelectual?
Beatriz Sarlo é, atualmente, um dos nomes mais respeitados da cultura latino-americana. Professora de literatura na Universidade de Buenos Aires, escreveu livros decisivos sobre Jorge Luis Borges e sobre as relações entre o escritor e a cidade, desde 1978, dirige a revista "Punto de Vista". Quem dentre vocês aceitará o desafio da leitura?

Nome:"Cenas da Vida Pós-moderna"
Autor: Beatriz Sarlo (UFRJ)
Preço: R$ 20

Texto Anterior: Resposta aos leitores
Próximo Texto: Com a cara e a coragem contra a Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.