São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
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Pacote derruba vendas de bilhetes aéreos

MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Para algumas empresas do setor turístico, o pacote anunciado no dia 10 de novembro teve um impacto negativo.
A Transbrasil registrou queda nas vendas de bilhetes nas duas últimas semanas, o que não ocorreu com as reservas para as férias.
Segundo a assessoria de imprensa da companhia, com a perspectiva de uma recessão, os executivos estão pensando duas vezes antes de viajar, mas os turistas não deixarão de fazê-lo nas férias.
Alguns empresários afirmam que a retração do turismo pode ser provocada pela desestabilização econômica, e não pelas medidas do pacote diretamente relacionadas ao setor, como o aumento da taxa de embarque e diminuição da cota para gastos no free shop.
"O turismo é o primeiro segmento a ser descartado pelas pessoas em momentos de crise", diz o superintendente do Refúgio Ecológico Caiman, Robert Betenson.
Para Eliane Porto, diretora do Hostelling International, responsável pelas reservas nos albergues da juventude em todo o mundo, as pessoas estão assustadas e querem esperar os próximos acontecimentos. Muitos albergues estão lotados no Carnaval, mas a maioria tem vagas para o réveillon.
O proprietário da Advance, Marcelo Sanovicz, esperava que as vendas de pacotes de fim de ano fossem 15% superiores às de 96, mas elas caíram 20% em relação ao ano passado.
Em sondagem realizada pela Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem) na semana em que o pacote foi anunciado, 70% dos empresários consultados afirmaram que, na próxima temporada, o setor sofrerá retração de 5% a 10% em relação à anterior.

LEIA MAIS sobre o impacto do pacote no turismo na pág. 7-15

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