São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natal abriga latifúndio de verde e areia

EMANUEL NERI
ENVIADO ESPECIAL A NATAL

Mais nova atração de Natal (RN), o parque das Dunas tem o tamanho de um latifúndio. São 1.172 hectares de dunas e vegetação que circundam quase toda a cidade. Algumas dunas atingem 120 metros de altura, o que equivale a um prédio de 40 andares.
Segunda maior área verde urbana do país, inferior apenas à floresta da Tijuca, no Rio, que tem 12 mil hectares, o parque tem quase duas vezes o tamanho dos 600 hectares que o Estatuto da Terra considera como latifúndio em São Paulo.
Considerado desde 1993 pela Unesco como reserva da biosfera da mata atlântica, o parque impressiona pelo tamanho.
Para os paulistanos, uma boa comparação é o parque Ibirapuera, principal área verde de São Paulo, que tem 160 hectares de área. O parque das Dunas tem sete vezes o tamanho do Ibirapuera.
Ecoturismo
Integrante do roteiro ecoturístico de Natal desde o último dia 6 de setembro, o parque das Dunas é de fundamental importância para o ecossistema da cidade.
Graças a ele, Natal tem uma temperatura mais amena que outras capitais do Nordeste -a média é de 27,5°C. O parque tem dois outros papéis importantes para o equilíbrio ecológico de Natal.
Sua área de cobertura vegetal contribui para a renovação do ar. O governo local atribui à Nasa a informação de que o ar de Natal é um dos mais puros do planeta. Sua outra função é a filtragem de parte da água que abastece a cidade.
As dunas são responsáveis pela captação de água da chuva, realimentando o lençol subterrâneo, responsável pelo abastecimento de 25% da população da região sul de Natal. Essas dunas funcionam como uma esponja, absorvendo e filtrando a água que cai na região.

O repórter Emanuel Neri viajou a convite da Prefeitura de Natal e do hotel Ocean Palace

LEIA MAIS sobre Natal nas págs. 7-18 a 7-21

Texto Anterior: Pacote derruba vendas de bilhetes aéreos
Próximo Texto: Parque é fim da mata atlântica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.