São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
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A reforma administrativa

Teto Salarial
. Como é
A Constituição atual já estabelece o teto salarial do serviço público, mas decisões da Justiça excluem do limite as vantagens pessoais. O teto fixado pela Constituição corresponde ao salário dos parlamentares, dos ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal e seus correspondentes nos Estados. Nos municípios, o limite é o salário dos prefeitos
. Como pode ficar
A emenda da reforma administrativa fixa o teto salarial do serviço público, correspondente à maior remuneração de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), hoje de R$ 12.720. A vantagens pessoais (acréscimos salariais decorrentes do exercício do cargo) estão incluídas nesse limite. Não serão permitidos acúmulos de salário e aposentadoria acima do teto

Parlamentares
. Como é
Os salários dos deputados e senadores são fixados de uma legislatura para a outra. Por exemplo, em 1994 foi fixado o valor de R$ 8.000 para valer nesta legislatura (de 1994 a 1998). O valor é definido em projeto de resolução -norma interna do Congresso, que não passa pela aprovação do Executivo
. Como pode ficar
Os salários dos parlamentares poderão ser mudados na mesma legislatura, mas dentro do limite salarial do serviço público. Será preciso fazer um projeto de lei -sujeito a veto do presidente da República- para fixar os salários

Estabilidade
. Como é
O servidor público conquista estabilidade depois de dois anos de serviço e só pode ser demitido por decisão judicial, assegurado o direito de defesa
. Como pode ficar
A proposta já aprovada possibilita a demissão dos servidores estáveis por insuficiência de desempenho. Para isso, os servidores serão submetidos a avaliação periódica, com critérios a serem definidos em lei complementar, assegurado o direito de defesa. Ainda será votado o dispositivo que prevê a demissão de funcionários estáveis quando os gastos com a folha de pessoal ultrapassarem 60% da arrecadação

Estágio
. Como é
Aprovado em concurso público, o servidor tem de cumprir dois anos de trabalho para conquistar a estabilidade
. Como pode ficar
O estágio probatório será de três anos. Após esse período, o servidor terá que passar por uma avaliação de desempenho para conseguir a estabilidade. Para os servidores que já estão em estágio é assegurada a regra atual de dois anos

Política de pessoal
. Como é
O regime jurídico único define as regras para contratação, remuneração e aposentadoria dos servidores públicos. Para o governo, o regime jurídico único é o responsável pelos privilégios dos servidores públicos, como as aposentadorias milionárias
. Como pode ficar
A política de administração e remuneração de pessoal será definida por conselhos criados pela União, Estados e municípios

Isonomia
. Como é
Os servidores dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo que exercem a mesma função têm direito a receber o mesmo salário
. Como pode ficar
A proposta aprovada pela Câmara acaba com a isonomia de vencimentos entre os servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário

Disponibilidade
. Como é
O servidor público pode ser colocado em disponibilidade se o cargo que ocupava for extinto, com salário integral. O ex-presidente Fernando Collor colocou servidores em disponibilidade -eles foram afastados do trabalho, mas não demitidos
. Como pode ficar
Os servidores públicos que forem colocados em disponibilidade receberão salário proporcional ao tempo de serviço

Repasses
. Como é
A Constituição não restringe as ajudas financeiras de instituições públicas para Estados e municípios que não se enquadram nos limites de gastos com pessoal
. Como pode ficar
Serão proibidos empréstimos públicos para pagamento de servidores e repasses espontâneos para os Estados e municípios que gastarem mais de 60% da arrecadação com a folha de pessoal

Contrato de gestão
. Como é
O sistema atual centraliza as decisões administrativas no presidente da República, governadores e prefeitos
. Como pode ficar
Cria a figura do contrato de gestão do serviço público, possibilitando maior autonomia gerencial, financeira e orçamentária aos administradores. O contrato de gestão estabelece metas que deverão ser cumpridas pelos administradores, num determinado período. Eles poderão, inclusive, definir os salários dos servidores.

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