São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital particular da BA suspende SUS

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Os 350 hospitais e clínicas particulares conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) na Bahia suspenderam ontem o atendimento por tempo indeterminado.
A paralisação foi anunciada pela Asheb (Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia), depois de várias tentativas de negociação com o Ministério da Saúde para reverter o corte no orçamento e receber pagamentos atrasados (outubro a dezembro do ano passado).
"Chegou a um ponto em que o hospital está pagando para atender os pacientes", disse o diretor da Asheb, José Augusto Andrade.
Na Bahia, há 27.690 leitos credenciados pelo SUS. Desses, 10.308 são da rede pública estadual, que continua a atender pelo SUS.
Andrade disse que as tabelas de preços praticados pelo SUS estão defasadas e que os hospitais não têm recursos suficientes para pagar seus funcionários e quitar dívidas com fornecedores de medicamentos e material hospitalar.
O secretário da Saúde da Bahia, José Maria de Magalhães, disse que a reivindicação é justa.
"O Estado solicitou o reajuste de 40% nos valores dos procedimentos médicos pagos pelo SUS e o governo federal concedeu apenas 25%."
Segundo a Secretaria da Saúde, o valor atual pago pelo SUS por uma consulta médica é de R$ 2,55.
O secretário José Maria de Magalhães também prevê uma sobrecarga de atendimentos nas instituições de saúde pública do Estado, caso o atendimento não seja rapidamente normalizado.
Segundo informações do escritório de representação do Ministério da Saúde na Bahia, as negociações com os hospitais credenciados pelo SUS no Estado estão sendo realizadas diretamente pelo ministério em Brasília (DF).

Texto Anterior: Conde não inicia grandes obras no 1º ano
Próximo Texto: Estado de SP pode perder 65% de leitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.