São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame reduz câncer de mama grave

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As campanhas que pregam o diagnóstico precoce do câncer de mama já apresentam resultados positivos: vem aumentando o número de casos da doença diagnosticados nas fases iniciais.
No Hospital do Câncer de São Paulo, por exemplo, cerca de 62% dos casos de câncer de mama que chegavam até 1993 estavam em estado avançado. A partir de 1994, quase 70% das pacientes passaram a chegar nas fases iniciais. É uma boa notícia para o "Dia Nacional de Combate ao Câncer", que acontece amanhã. O tema é justamente o câncer de mama.
Ainda em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) inaugurou ontem um novo ambulatório com fundos arrecadados pela campanha "O câncer de mama no alvo da moda".
Segundo os dados do IBCC, as cirurgias radicais do seio que representavam 47,9% em 1980 caíram para 4,3% em 1995. Tumores iniciais, com índice de cura de 90%, aumentaram de 20,22% em 1980 para 36,78% em 1995. No conjunto do país, a situação é menos animadora. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, a redução dos casos graves é lenta.
O médico Evaldo de Abreu, do programa de controle do câncer do Inca, diz que dois terços dos casos ainda chegam nos estágios 2, 3 e 4. O estágio 1, considerado inicial, é quando o tumor ainda se limita a 2 cm e não há metástase.
A maioria dos cânceres em fase inicial pode ser detectado pelo exame que a própria mulher faz massageando suas mamas. "O auto-exame deve ser feito uma vez por mês por todas as mulheres acima de 20 anos", diz Abreu. É uma forma de conhecer o corpo e de acompanhar o desenvolvimento da mama. Amanhã, o exame estará sendo ensinado nos hospitais de referência das principais capitais.
O Inca estima que neste ano surgirão 28.310 novos casos de câncer de mama e que 6.780 mulheres morrerão por causa da doença.

Veja algumas atividades programadas para amanhã: no Rio, na Cinelândia, uma feira da saúde vai informar e ensinar as mulheres a fazer o auto-exame. Em muitas cidades do país, o Inca, em parceria com as prefeituras e a Caixa Econômica Federal, distribuirá cartazes e folhetos informativos. Em São Paulo, o Hospital do Câncer realiza um workshop aberto ao público. Informações pelo tel. (011) 242-5078.

Texto Anterior: Castro tem alta sem lembrar de explosão
Próximo Texto: CE suspende produção de soro suspeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.