São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yamaichi Securities começa a devolver depósito de clientes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Yamaichi Securities, a quarta maior instituição financeira do Japão, abriu ontem as 117 filiais do país para devolver depósitos aos clientes.
A empresa oficializou sua falência na última segunda-feira. Os ativos dos clientes estão calculados em 24 bilhões de ienes (moeda japonesa), o equivalente a US$ 193,5 bilhões.
Desde as primeiras horas do dia, foram registradas filas nas portas das agências, mas não houve relatos de incidentes envolvendo os clientes.
Ontem, os principais jornais do país publicaram anúncio da Yamaichi Securities no qual o seu presidente, Shohei Nozawa, pedia perdão publicamente pela falência.
A empresa também informa, por meio do anúncio, as operações que está autorizada a realizar e agradece a colaboração do Ministério das Finanças e do Banco do Japão, que deverão garantir a devolução dos depósitos dos clientes.
Os dirigentes dizem no anúncio que decidiram fechar a empresa após um século de atividades depois de descobrir um rombo em suas contas após uma investigação interna que vinha sendo realizada desde julho.
Uma equipe do Ministério das Finanças e da Comissão de vigilância de Mercados e Valores do país iniciou ontem chegaram ontem à sede da empresa, em Tóquio (capital), para investigar as causas da falência.
A equipe foi abordada pelos clientes na entrada do edifício. "Não confiamos mais nos bancos" e "Achávamos que o Yamaichi era confiável" foram algumas das frases gritadas por eles.
O Banco do Japão já concedeu à Yamaichi o primeiro crédito especial para ajudar a empresa a proteger os ativos dos clientes. O valor dos recursos não foi anunciado.
Segundo porta-vozes da Yamaichi, a empresa venderá seus ativos para obter a fim de cobrir os empréstimos concedidos pelo Banco do Japão.
O socorro anunciado pelo governo japonês tem como objetivo conter a crise dos bancos.
O ministro das Finanças, Hiroshi Mitsuzuka, pediu ontem a compreensão da população para o fato de estar sendo utilizado dinheiro dos contribuintes para estabilizar o sistema financeiro do país.
Analistas indicam que, para recuperar o sistema financeiro japonês, o governo pode chegar a injetar cerca de US$ 125 bilhões, o que representa 3% do PIB do país.

Texto Anterior: Bolsas de Valores da Ásia caem por causa da quebra de corretora
Próximo Texto: Bolsa oscila muito e sobe 0,89% no dia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.