São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PalmPilot lidera turma dos não-Windows

DO ENVIADO ESPECIAL

E quem não tem "Windows" faz o quê? Vai muito bem, obrigado, pelo menos no terreno dos computadores de mão.
O exemplo vitorioso é o PalmPilot, um computadorzinho sem teclado em que tudo é feito via tela sensível ao toque.
Nela você escreve e por ela tem acesso aos programas -já se contam às dezenas os softwares disponíveis, inclusive o indispensável correio eletrônico.
A maquininha da 3Com cabe no bolso e pesa quase nada, pode "falar" com micros PC ou Mac e já conta com uma prateleira cheia de acessórios.
Tem modem, claro, mas também uma caneta Cross especial para os yuppies de plantão, além de embalagenzinha de couro e até uma jaqueta de couro com bolso fechado com zíper para guardar a gracinha.
Outra atração não desprezível do PalmPilot é o preço -nos EUA, começa em US$ 249.
Com esses trunfos, o aparelhinho lidera o mercado mundial de micros de mão no primeiro semestre deste ano, segundo o instituto de pesquisas Dataquest.
Um mercado bem razoável, considerando a novidade dessa linha de produtos: 1,4 milhão de unidades foram vendidas nos primeiros seis meses deste ano, quase empatando com o total do ano passado, que somou 1,6 milhão.
Concorrência
Essa febre atrai outros competidores, como a Texas, que mostrou em Las Vegas seu mais novo assistente pessoal digital -outro nome dos micros de mão.
Trata-se do Avigo, lançado há cerca de dois meses e está firme e forte para enfrentar o Pilot.
Vem com software instalado para administrar o dia-a-dia de um executivo -agenda, calculadora e recursos para comunicação com o computador de mesa.
O aparelho vem com o sistema de organização pessoal "Organizer", da Lotus.
Outra que entra no mercado de máquinas não-Windows, mas de maior porte, é a Brother: lançou o GeoBook NB-80C, que já vem carregado com todo o software necessário, inclusive um navegador para Internet, comunica-se com o mundo Microsoft e custa menos de US$ 800.

Texto Anterior: Tecnologia, poder e cores estão na mão
Próximo Texto: Notebooks entram na era do DVD-ROM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.