São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 1997
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Norte-americanos batem recorde em 97

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os Estados Unidos estão comemorando os investimentos em esporte realizados no país em 1997.
Segundo especialistas em marketing esportivo, os gastos com promoções de eventos, publicidade e patrocínios de atletas e equipes chegaram a US$ 4,1 bilhões até a primeira quinzena de novembro.
O número é considerado surpreendente.
No início do ano, a expectativa era que chegasse a US$ 3,2 bilhões. Em julho, as previsões apontavam US$ 4 bilhões. Agora, estão na faixa de US$ 4,6 bilhões.
Mesmo não estando entre as dez maiores contas no mundo esportivo norte-americano, ela é a marca mais lembrada nos Estados Unidos quando se fala em futebol americano, boxe ou beisebol.
Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, no Brasil o marketing esportivo ainda é considerado uma atividade que está engatinhando.
A última Superliga de vôlei, por exemplo, entre verbas de patrocinadores, direitos de TV e transações de clubes, movimentou cerca de US$ 50 milhões, valor irrisório nos padrões americanos.
(JCA)

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