São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador impedirá matrícula dupla

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As matrículas na rede estadual de São Paulo, que começam na próxima segunda-feira, serão totalmente informatizadas. Com isso, será impossível matricular um estudante em mais de uma escola -hábito comum na rede.
O novo sistema informatizado liga todas as escolas a um computador central, que impedirá a repetição de estudantes com mesmo nome e endereço ou outras informações selecionadas, para impedir dupla matrícula.
Quem matricular uma criança na 1ª série do 1º grau vai, automaticamente, receber um RG (Registro Geral) escolar, que será o mesmo RG que constará da futura cédula de identidade do estudante.
A Secretaria de Estado da Educação manteve a prioridade de matrículas na 1ª série do 1º grau para crianças com 7 anos completos até o final de fevereiro. Se sobrarem vagas, serão admitidas crianças que completarem 7 anos até junho, seguindo um calendário de prioridades (leia quadro).
A secretária da Educação Rose Neubauer argumenta que as crianças de 6 anos devem ser atendidas em pré-escolas mantidas pelos municípios. "As prefeituras têm dinheiro suficiente (R$ 1,5 bilhão) para atender a essa demanda", afirma.
O fato de os computadores das escolas precisarem estar ligados o tempo todo ao computador central durante as matrículas levou a secretaria a dividir o Estado em quatro grupos. Isso foi feito para evitar uma possível "queda do sistema", que ocorreria se todas se ligassem ao mesmo tempo.
Assim, cada grupo terá matrículas para a 1ª série do 1º grau em dias ou períodos diferentes.
As escolas da Grande São Paulo, por exemplo, só começam as matrículas no dia 8 de dezembro (uma segunda-feira) à tarde. Na maior parte das cidades do norte, noroeste e oeste do Estado, as matrículas de alunos que ingressam no 1º grau começam na próxima segunda-feira.
Espera-se 500 mil novas matrículas na 1ª série. Qualquer escola estadual ou Delegacia de Ensino informa qual é o grupo à qual a cidade pertence.
Nas escolas com mais demanda do que vagas para a 1ª série do 1º grau, a prioridade de matrícula será, primeiro, por idade, e, depois, por residência próxima à escola.
A matrícula para todas as outras séries (da 2ª do 1º grau à 3ª do 2º grau) e supletivos não seguirão o esquema dos grupos e, portanto, têm calendário unificado.
Para a 1ª série do 2º grau, o governo manteve o esquema dos sorteios de vagas nas escolas em que a demanda for maior do que o número de vagas. Isso significa que haverá novamente alunos que desistirão de fazer o 2º grau por falta de vagas no local escolhido.

Texto Anterior: Ida ao litoral usará 4 faixas da Anchieta
Próximo Texto: SP pode sofrer novos surtos de infecções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.