São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nakombi é 'japonês falso', mas serve bem

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Antes de mais nada, parece uma piada. E é mesmo: uma enxurrada de trocadilhos e bom humor cerca o restaurante Nakombi, uma casa de cozinha japonesa onde sushis e robatas são preparados... na Kombi. Mas, além de ser uma piada, é também um lugar onde se pode comer a sério.
O mais familiar dos utilitários brasileiros, a perua Kombi, é também o mais "japonês" dos carros, pelo menos no folclore paulistano, em que a família japonesa nunca dispensa o utilitário quando viaja para pescar e farofar na praia.
Com base nessas brincadeiras foi montado o restaurante. Os trocadilhos abundam. O cardápio leva o nome de "Sugiro". Pratos combinando sushi e sashimi são "kombinados". E os sushis são realmente feitos numa Kombi que fica no meio do salão.
A idéia surgiu de um ex-fotógrafo e ex-baterista, Paulo Barossi, 36, que, inspirado nas vans que vendem cachorro-quente na rua, pensou em vender sushis na Kombi. Resolveu institucionalizar a idéia e colocar a Kombi dentro de um restaurante, unindo-se ao DJ Coy de Freitas Neto, 26.
Um corredor tem mesas baixas com belas cadeirinhas e buracos onde se pode "embutir" as pernas (ao invés de cruzá-las) -e assim fingir-se de japonês. Artifício que, na verdade, não resolve muito o problemas dos ocidentais: se entrar nos buracos já é um pouco incômodo, sair é quase impossível após o terceiro saquê.
Sempre lotado (apesar de aberto há pouco tempo), o Nakombi sofre a tentação de transformar-se em casa noturna. Os donos não querem. Tanto que, para firmá-lo como restaurante, vêm investindo na cozinha, que fraquejava: agora ela tem a supervisão do sushiman Inacio Ito, veterano do Sushizen e Dai Sushi.
Os sushis ainda têm uma qualidade desigual, mas os robata (os espetinhos japoneses) são interessantes e algumas sugestões fogem do comum (como a lula grelhada recheada com champignons). Uma comida agradável para se comer sorrindo.
(JM)

Texto Anterior: Red inaugura casas de "casual dinner"
Próximo Texto: Há opções mais baratas e melhores que o Beaujolais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.