São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravadora nasceu em porta-malas de carro

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A história da Rhino Records começou no início da década de 70, mais exatamente no porta-malas de um carro. Foi assim que Richard Foos, um baixista nova-iorquino fanático por música pop, decidiu ganhar a vida: vendendo discos usados.
Em 73, quando o porta-malas já não dava mais conta de seus fregueses, Foos conseguiu um espaço nos fundos de uma lojinha de produtos eletrônicos, em Westwood, na Califórnia.
Com a ajuda essencial de Harold Bronson, um freguês que logo se tornou seu gerente, Foos não demorou a abrir uma filial e acabou transformando a Rhino Records em uma das lojas de discos mais transadas da área de Los Angeles.
Entre os excêntricos frequentadores da loja estava Wild Man Fisher, um ex-doente mental e roqueiro cuja carreira começara nas ruas, cantando em troca de moedas, ainda na década de 60. E que chegou a ter um disco produzido por Frank Zappa, em 69.
Dividindo os 500 dólares necessários para a produção, Foos e Bronson gravaram com Fisher o bizarro LP "Wildmania" -primeiro lançamento oficial da Rhino Records, que chegou ao mercado em janeiro de 78.
Nove anos depois, a Rhino já conseguia seu primeiro disco de ouro, com a edição do álbum "The Best of Billy Vera & The Beaters", um de seus maiores sucessos de vendas até hoje, que ultrapassou um milhão de cópias.
Porém, esse estouro de vendas foi praticamente acidental. Na verdade, a Rhino se estabeleceu como uma expert em compilações, que cobrem o melhor da música popular deste século -seja o blues, o country, o rock'n'roll, a soul music, o funk ou o jazz.
Além de combinar os esperados hits com as faixas mais significativas de cada artista, as compilações da Rhino costumam trazer textos históricos, fichas técnicas completas e um tratamento visual raro nessa faixa de mercado.
(CC)

Texto Anterior: Caixa com 5 CDs de Ray Charles é novidade
Próximo Texto: Nova York tem; São Paulo tem também
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.