São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os oceanos e o efeito estufa

A circulação de água em grande escala, movida por diferenças de temperatura e salinidade, influencia o clima da Terra. O aquecimento provocado pelo efeito estufa pode perturbar essa circulação, mudando radicalmente o clima do planeta.
1. A água do Atlântico Norte, mais salgada que a dos outros oceanos, se desloca para a região em torno da Islândia. No inverno, essa água superficial quente transfere seu calor para massas de ar que se dirigem para a Europa, tornando o inverno local mais ameno do que na América do Norte nas mesmas latitudes.
2. Essa água mais densa desce ao fundo do oceano e se dirige para o sul, a direção da África do Sul. Essa corrente no fundo do mar contem 16 vezes mais água que o fluxo combinado de todos os rios do planeta.
3. A massa de água se junta com outra corrente que circula a Antártida.
4. Mais água fria e salgada vinda da Antártida, resultado da formação de gelo (que não incorpora o sal no congelamento), se junta à essa corrente.
5. A corrente se aquece e entra os oceanos Índico e Pacífico, a água aquecida subindo para a superfície.
6. O aquecimento do planeta provocado pelo efeito estufa pode destruir esse equilíbrio. Com as águas do Atlântico Norte ficando mais quentes, ou diluídas por mais água doce vinda de geleiras derretidas ou de chuvas, a circulação de água para o sul pode ser interrompida. Com isso, o clima europeu se tornaria bem mais frio.

Texto Anterior: Efeito estufa pode esfriar a Europa
Próximo Texto: Para órgão britânico, 1997 será o ano mais quente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.