São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bagdá veta inspetores da ONU nos palácios de Saddam

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Iraque disse ontem que não vai permitir que os palácios presidenciais do ditador Saddam Hussein sejam inspecionados pela Unscom, a comissão da ONU encarregada de desmantelar o arsenal iraquiano de destruição em massa.
"Novamente eu repito que todos os lugares soberanos estão totalmente imunes e fora da alçada da comissão especial (Unscom). Ninguém terá permissão para entrar", disse em Bagdá o chanceler iraquiano, Mohammed Saed al Sahaf.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, havia dito na segunda-feira que Saddam teria 78 palácios espalhados pelo Iraque e que os inspetores deveriam ter acesso a eles. Há suspeitas de que Saddam guarde material para a produção de armas de destruição em massa nos palácios.
Anteontem, o Iraque havia convidado diplomatas dos países cujos cidadãos formam a Unscom a visitarem os palácios.
"A iniciativa iraquiana (de convidar os diplomatas) não tem relação com o trabalho da comissão e suas equipes de inspeção", disse Sahaf ontem.
Em Washington, os EUA voltaram a repetir que os inspetores da ONU devem ter acesso irrestrito a todas as áreas.
O Iraque recebeu ontem apoio do líder do Partido Comunista russo, Guennadi Ziuganov, que está em Bagdá para uma visita de três dias.
"O Partido Comunista russo e o povo russo continuarão a trabalhar pela suspensão do embargo injusto contra o povo amigo do Iraque", disse o russo, citado pela agência de notícias oficial do Iraque, a "INA".
Saddam enviou ao papa João Paulo 2º uma carta de agradecimento pelos esforços da Igreja Católica para mitigar o sofrimento dos iraquianos sob embargo, disse o Vaticano, sem divulgar o conteúdo da carta.
O Conselho de Segurança da ONU só pode suspender o embargo contra o Iraque após a Unscom certificar que o arsenal de destruição em massa do país foi desmantelado.

Texto Anterior: Embargo deixa crianças iraquianas desnutridas
Próximo Texto: Gene regula ciclo biológico de 24 horas, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.