São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gene regula ciclo biológico de 24 horas, diz pesquisa

DA REDAÇÃO

Estudo realizado com moscas de frutas sugere que os chamados relógios biológicos são controlados por genes, e não somente pelo cérebro, segundo estudo publicado hoje na revista "Science".
Os relógios biológicos são mecanismos que controlam funções do organismo, como a digestão, a respiração e as fases de sono e vigília. Eles sofrem influência da variação de intensidade de luz durante o dia, e seu ritmo dura cerca de 24 horas.
Os pesquisadores constataram que existem genes e proteínas envolvidos na regulação do relógio biológico. O resultado contradiz as teorias atuais, para as quais esse controle é função só do cérebro.
Essa descoberta pode levar a novas formas de tratamento para distúrbios associados a mudanças de turnos de trabalho e também para o desconforto causado pela mudança de fusos horários em viagens.
Genes semelhantes aos que controlam ritmos biológicos dessas moscas foram encontrados em mamíferos.
Isso sugere a existência de vários mecanismos de controle de relógios biológicos em seres humanos também, segundo um dos autores do estudo, o pesquisador Steve Kay, do Instituto de Pesquisa Scripps, em San Diego (EUA).

Texto Anterior: Bagdá veta inspetores da ONU nos palácios de Saddam
Próximo Texto: 'Bibi' vira alvo de extremistas judeus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.