São Paulo, sábado, 29 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeronáutica testa máquina para espantar garça e urubu

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Aeronáutica irá testar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, uma máquina desenvolvida para espantar pássaros que voam perto de aeroportos e de bases aéreas.
A avaliação do equipamento, de origem canadense, será feita no próximo dia 3. A máquina de espantar pássaros emitiria sons semelhantes aos de explosões, de ruídos de automóveis, de latidos de cães e de gritos de aves predadoras como gaviões e falcões.
A aparelhagem também imitaria gritos de alerta feitos pelas aves que a Aeronáutica deseja expulsar, como urubus e garças. O objetivo do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) é avaliar o equipamento.
O Cenipa quer saber se a máquina serve para transformar o local em que está instalada num ambiente "inóspito às aves".
Se o teste for bem-sucedido, o Cenipa pretende adquirir o equipamento para usá-lo em aeroportos onde há risco de colisão de aviões com pássaros. Segundo o órgão, a máquina também poderá ser usada no aterro sanitário de Gramaxo, em Duque de Caxias.
O aterro fica na reta de aproximação para pouso do aeroporto do Galeão (Rio) e é sobrevoado por urubus e por garças. Foi um pássaro desse aterro que se chocou com um avião da Varig onde viajava a cantora Gal Costa.

Texto Anterior: Médico de chuteira salva garoto
Próximo Texto: Chuva deixa desabrigados no litoral norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.