São Paulo, sábado, 29 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensino médio teve maior alta

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As matrículas no ensino médio foram as que mais cresceram proporcionalmente em relação a 96, com 11,6% de alunos novos.
O 2º grau teve crescimento grande tanto na rede pública (12,5% a mais) quanto na privada (7,7%). Este ano, há 1,267 milhão de estudantes na rede particular de 2º grau e 5,006 milhões na pública.
"Esse crescimento vem sendo observado nos últimos anos e está relacionado à melhoria do sistema de ensino. Melhorou o fluxo escolar, há mais alunos terminando a 8ª série e entrando no 2º grau. Houve diminuição da repetência no 1º grau, ou seja, aumento da conclusão do ensino fundamental com consequente promoção ao ensino médio", disse o ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
Ele afirmou que a expansão das matrículas na educação básica como um todo está relacionada ao aumento de matrículas na escola pública. Em relação a 96, as matrículas totais cresceram 4%, e as públicas, 4,4%. O crescimento na rede particular foi de 0,9%.
"O grande desafio é dar qualidade a esse ensino. Não acredito que a classe média tradicional esteja migrando para a escola pública em grande número, mas quando isso acontece, como temos observado em alguns casos em São Paulo, é interessante notar que é um fator positivo na escola pública", disse.
"Quando a classe média coloca alunos na escola pública, ela participa da escola, da associação de pais e mestres, e isso melhora sem dúvida a qualidade."
(BB)

Texto Anterior: Silvio Santos tenta levar Ratinho para o SBT
Próximo Texto: 74% dos alunos estão no 1º grau
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.